Men’s physique: saiba como funciona e conheça o físico

A Men’s Physique é uma das categorias masculinas do bodybuilder. E também uma das menos compreendidas. Principalmente pelo fato dos competidores posarem com bermudas, ao invés das tradicionais sungas. 

Algumas pessoas imaginam até mesmo que os atletas não treinam muito bem as pernas. Mas, isso está longe de ser verdade.

Acontece que esta categoria, como qualquer, outra tem suas regras que devem ser respeitados. Então, continue lendo e descubra Como funciona o Men’s Physique e como é o físico da categoria.

Leia também: Categoria Classic physique, tudo o que você precisa saber

Afinal, porque os homens posam de bermuda no Men’s Physique?  

A categoria Men’s Physique  faz parte do National Physique Committee – NPC. E é uma das competições mais recentes do comitê.

Sua principal intenção é estimular a prática do esporte e promover o marketing do bodybuilder.  Portanto, os competidores se apresentam de bermuda como forma de:

  • Transmitir a ideia de um porte físico possível de alcançar;
  • Representar a figura de um shape de praia.

O resultado é que eu pude folha para as categorias e se identifica com maior facilidade. Pois, os músculos são menos definidos e o físico como um todo é mais leve.

A sensação é de um resultado possível de ser alcançado por qualquer pessoa. Um feito bem mais difícil nas outras categorias do fisiculturismo.

Mas, não para por aí. Já que o físico da categoria é muito mais admirado pelo público comum, que não pratica o esporte. E que muitas vezes acha feio o físico das outras categorias.

Leia também: Dieta da Jennie Kim

Como deve ser o físico dessa categoria?

A principal exigência da categoria é a simetria muscular. Pois, o aspecto estético que remete a um físico de praia é importante aqui.

Outro ponto importante é ter os músculos do peitoral e das costas bem desenvolvidos, largos e definidos. Então, a ideia de que os atletas do Men’s Physique não malham as pernas cai por terra aqui.

Afinal, para que os músculos das costas sejam bem definidos, é preciso utilizar os vários músculos das pernas. Além disso, é preciso ter:

  • Ombros largos;
  • Cintura fina;
  • Costas e abdômen profundos;
  • Músculo serrátil bem definido;
  • Peito volumosos;
  • Braços bem definidos e grandes.

O resultado de tudo isso é um físico em formato de V, com os ombros bem largos, um peitoral amplo, braços grossos e cintura fina.

Peso e poses do Men’s Physique 

Uma das características diferenciadas dessa categoria é que não há exigência de peso para os Atletas. Porque nas competições amadoras os fisiculturista são classificados pela altura.

Enquanto que nas categorias profissionais todos competem contra todos em igualdade, sem exigência de peso. Com isso, tudo que os atletas precisam é se preocupar com a definição dos músculos. E ter uma aparência que se encaixe na estética da categoria.

Também não há grande variedade de poses. Pois, só é possível mostrar o físico de frente e de costas. Então, dessas duas formas o atleta deve mostrar todo o seu conjunto de músculos para os árbitros.

Men’s physique – simpatia sem exageros

A simpatia também é importante para obter a vitória na categoria. Assim como ter um rosto bonito e um belo sorriso.

Portanto, ao subir ao palco para se apresentar o atleta deve estar de bem com a vida e procurar conquistar o público. Além, dos árbitros é claro.

Logo, também é importante manter um bom cuidado com a pele e os cabelos. Por que esse conjunto estético conta muitos pontos. E tudo isso sem exagero no volume muscular.

Concluindo

A categoria Men’s Physique serve como porta de entrada para muitos atletas no fisiculturismo. Além de ser uma peça importante nas estratégias de marketing para promover o esporte.

Apesar de ser mais recente, é uma das categorias de maior visibilidade dentro do fisiculturismo. E que leva muitos atletas a se apaixonarem por ela devido a estética do seu físico.

Espero que você tenha gostado do ativo de hoje. Quer saber mais? Comente!

Men's physique